domingo, 4 de dezembro de 2016

Atento às belezas do caminho

Nesse ano, numa das poucas folgas que tivemos, minha esposa e eu fomos conhecer as Cavernas do PETAR: um passeio maravilhoso, com pessoas fantásticas, recomendo a todos.
Mas como esse blog não é sobre passeios e sim sobre Dioramas, vamos ao que interessa.
Na viagem de volta, numa parada no posto Graal Petropen, em Pariquera-Açu, me deparei com um diorama muito bonito.

O Diorama tem mais de três metros de comprimento.

Infelizmente não encontrei muitas referências sobre o Diorama, mas o que se pode perceber é que trata-se de uma "Vila Alemã", com casas no estilo enxaimel, que são atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã, mas essa vilazinha possui  fortes influências inglesas.

Os tirantes de madeira são a principal característica...
...do estilo enxaimel (estilo Alemão).











Provavelmente é uma vila do início do século XX (mesmo com alguns veículos da metade do século). Como alguns Dioramas tem o caráter mais lúdico e menos realista, essas são alguma "licenças poéticas", mas em nada estragam a beleza do conjunto.

O centro do Diorama é a estação de trem...
...quem tem o estilo mais parecido com inglês.





O trem parado na estação.

Como toda vila dessa época, o centro é a estação de trem, mas tem também todos os principais prédios: banco, prefeitura, corpo de bombeiros, escola e até um parque de diversões, com carrossel, bicho da seda, chapéu mexicano e roda gigante...

Banco...
...prefeitura...








...corpo de bombeiros...
...escola...









...parque de diversões...
...com sua roda gigante.
















...um túnel na montanha, com passagem para o trem, uma ponte, um sitiozinho e claro que, por esse Diorama estar numa parada de viagem, em um posto de gasolina, não poderia faltar uma representação dele, com o mesmo nome e da mesma rede de serviços.

À esquerda, a montanha...
...a fazenda ao pé da montanha.



O posto de serviços...
...ao fundo a loja restaurante.


















Uma coisa que me agradou bastante nesse diorama é a utilização de pedras para o "calçamento" das vias públicas e de grama sintética para as partes gramadas; os postes de luz, que acendem de verdade e também muitas pessoas integrando a cidade - há até a celebração de um casamento na igreja.

O grande dia...

O único ponto fraco desse Diorama, na minha opinião, é que o trem está desligado e fica parado na estação. Seria muito mais bonito e interessante se o trem estivesse circulando e dando um pouco mais de vida para Vila Alemã.
Mais uma vez fico por aqui, como sempre conto com sua participação, deixe suas impressões, criticas e sugestões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário