domingo, 18 de dezembro de 2016

Montagem do Presépio II

OK! Continuando:
Infelizmente, o estábulo feito com tanto empenho e carinho seria abandonado nessa nova versão. Mas onde colocar a Sagrada Família???

A tábua usada dessa forma em 2015...
...a sequencia que mais me agradou...







...a esquerda o estábulo abandonado.

Minha mãe sempre montou seu presépio com gruta, algumas pessoas também; outras montam o presépio com estábulo e minha cabeça viajava com a dúvida. Até que, fuçando na net, achei a solução: uma gruta, "transformada" em estábulo: assim conseguiria juntar essas duas versões.
Mas como montar a gruta? Usando papel pedra (a solução usada por minha mãe)? Resolvi tentar o polipropileno expandido (ou isopor).

Com sobras de "isopor' compus a gruta...
...achei melhor deixá-la mais alta.









Depois da parte mais "grossa" do presépio, seria a hora do ajuste fino: a colagem do "isopor", o revestimento da gruta, um "calçamento" para a cidade...

A estrutura central...
...preparando o calçamento...

...colando o calçamento...
....estrutura completa.









Agora chegamos nas cores. O diorama pode ser extremamente detalhado mas, se não tiver um bom trabalho de pintura, toda magia se perde...

O início da pintura do calçamento...
...a pintura das muralhas e os portões...


...calçamento terminado e início da gruta.

Detalhe da torre...
...estudo de posicionamento das peças...


...detalhe da gruta.


Mais uma etapa concluída com sucesso.
Estava "pronto" nosso presépio, mas ainda faltava algo... Ele estava bonito, mas onde estava o brilho?
Decidi conhecer o "Presépio Napolitano" do Museu de Arte Sacra de São Paulo, para ver se encontrava esse brilho que faltava e incorporá-lo no nosso presépio. Pedi a minha esposa para obter mais informações sobre a visitação do presépio no MAS e ela, como sempre, perfeita, me mostrou um curso de presépios que seria ministrado no museu e mais que depressa tratei de me inscrever.
Depois do curso e da visitação ao Presépio Napolitano, pude entender e melhorar o nosso. Agora deixo as fotos para você mesmo comparar e dizer se esse "brilho" que faltava foi alcançado.

Compare essa foto com a que está acima.

Pequenos detalhes fazem...
...toda a diferença.



A visão de um morador da cidade.
Visão da gruta por dentro...


...por fora...
...e pela visão do "vigia da Torre".




















Futuramente essa torre será habitada por soldados.

Nessa fotos ainda não tinha sido comprado a porca amamentado e a galinha com pintinhos.
Se você ficou curioso com o curso de presépios do MAS, mais para frente eu monto um post para explicar melhor.
Vou ficando por aqui... Espero que o post que estou montando fique pronto antes do Natal.
Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário