domingo, 11 de dezembro de 2016

Montagem do Presépio I

Olá, pessoal! Hoje vou falar sobre o projeto e a montagem do nosso Presépio.
Quando nos casamos, em 2011, tínhamos um Presépio de palha, que foi "montado" mais uma vez em 2012. Em 2013, iniciamos a montagem do Presépio em resina: no início ele era composto apenas pela Sagrada Família.

Sagrada Família em resina


Nosso primeiro Presépio












Mas como a tradição de casa é aumentar, mesmo que pouco, a cada ano, em 2014 eu construí um pequeno estábulo para abrigar essa família especial. Já em 2015, foi a epopeia da procura das peças avulsas (http://rstrovaodioramas.blogspot.com.br/2015/12/comprar-pecas-avulsas-para-o-presepio.html), que gerou atraso no cronograma que eu tinha em mente e que me obrigou a só colocar as peças sobre uma tábua, infelizmente, sem muito preparo ou tematização.

Pequeno estábulo de 2014
Infelizmente (ou não), não tirei nenhuma foto do presépio em 2015
Já em 2016, com mais peças e mais tempo iniciei o projeto. Tomei como base a tábua que tinha usado no ano anterior: como ela é estreita e, relativamente, comprida, pensei em montar a cena perto da muralha de entrada da cidade de Nazaré. Comecei idealizando um portal, com portão de madeira, ladeado por dois muros.

Ideia inicial para a montagem ...
Achei a ideia muito simples. Resolvi colocar uma torre, pois perto dos portões das cidades antigas sempre tinha uma torre de observação, onde ficava a guarda da cidade. Usando MDF, pois é o material de base nos meus dioramas, fiz os cortes arredondados e os topos "dentados", tanto da torre como do portal, mas no portal de entrada a aparência ficou pobre e sem vida. Brincando com algumas sobras de MDF, vi que uma parede reforçada e com o vão quadrado atrás do portal arredondado daria a impressão que eu queria, de uma entrada robusta, firme e de difícil invasão. Depois de resolvida essa parte, tratei de esculpir os blocos de "pedra" na  muralha, torre e portal.

Os arcos e o topo "dentado" da muralha...

...Com todos os "tijolos" esculpidos em baixo relevo.










Pronto! A aparência já estava no caminho que eu tinha idealizado, agora era só escolher a sequêcia: portal, torre, muralha e estábulo, formando um L? Ou essa mesma sequência em linha reta?
Mas algo não estava ficando legal... Algo estava fora de contexto, não conseguia enxergar o que era. Fui até o quintal para distrair a cabeça, levando uma das peças. Comecei a brincar com os cachorros e, para não estragar a peça, apoiei-a no sofá.
O estábulo que não me agradou, a esquerda.
Quando voltei, montei em linha reta: a muralha, portal e torre. Nossa!!! Era o que eu estava esperando - só faltou o estábulo, que tinha ficado no sofá. No momento que eu coloquei o estábulo, vi o que estava fora de contexto - era isso: a peça que eu tinha construído com tanto carinho, dois anos antes, era o que estava destoando do resto.

Ainda pensei em fazer algumas adaptações para usá-lo, mas era inevitável, ele teria que sair do projeto. Só ficou a dúvida: onde colocar a Sagrada Família?
Bom como esse post estava ficando gigante, resolvi dividí-lo em dois. Semana que vem eu continuo.
Até lá...







Nenhum comentário:

Postar um comentário